Como atrair mais clientes para seu stand em feiras de negócios

Feiras de negócios são espaços incrivelmente favoráveis para sua empresa. Por reunir grandes marcas de um mesmo setor, estes eventos garantem uma atmosfera totalmente propícia para criar e aproveitar boas oportunidades. E o primeiro passo para que isso aconteça, é planejando stands interessantes para o público.

Neste contexto, é fundamental analisar e colocar em prática estratégias que sejam as mais criativas possíveis. Afinal, a concorrência que já é naturalmente forte no mercado, será ainda mais acirrada quando a distância de uma empresa para a outra for de apenas alguns metros. Por isso, saber como chamar a atenção do público será fundamental.

Para ajudar você a planejar o seu stand de maneira a atrair o maior número possível de clientes, trouxemos abaixo dicas valiosíssimas que farão toda a diferença: do planejamento para alcançar o público correto até ações estratégicas que impulsionem a presença de sua marca em uma feira.

Aproveite bem cada tópico, entenda o quão valioso é participar de feiras e garanta um stand de sucesso para sua empresa!

Saiba qual é o público que sua empresa deseja impactar de acordo com seus objetivos

Feiras e eventos de negócios têm o poder de alcançar um grande volume de pessoas. E isto pode fazer com que diferentes perfis de público estejam juntos – de consumidores finais à possíveis parceiros comerciais.

Estar presente em um local onde há muita gente é sempre interessante, afinal, isso irá colaborar com a possibilidade de expandir o conhecimento do público geral sobre sua marca.

Entretanto, falar com todos de uma vez não é a melhor escolha. É preciso definir estratégias claras sobre qual é o público correto que você deseja atrair para alcançar objetivos maiores.

Quando falamos de objetivos maiores, podemos citar:

  • A apresentação de um novo produto para o público
  • A negociação com parcerias para aumentar a presença em novos mercados
  • A entrada da empresa em uma nova região
  • O reforço do posicionamento
  • E outros pontos que possibilitem o crescimento de sua empresa.

Garanta que as pessoas se aproximem de seus produtos ou serviços

Após definir um objetivo principal e saber com qual público você deseja falar para que esta meta seja alcançada, é hora de colocar a criatividade em prática.

Tenha a certeza de que 80% do público presente está pronto para ser impactado com experiências ricas e relevantes. E isto oferece uma abertura incrível para que você crie lembranças únicas sobre os produtos ou serviços oferecidos.

Portanto, apenas apresentar o produto para ser visualizado em um PDV não será suficiente. É preciso fazer com que o público toque, experimente, conheça o que sua empresa está oferecendo. E para isto, a presença de profissionais demonstradores será fundamental.

Estes profissionais devem compor um time persuasivo e caracterizado. Suas funções serão oferecer demonstrações ou amostras sobre seus produtos e colher os feedbacks do público. Desta maneira, sua empresa poderá analisar e converter as opiniões do público em avaliações de desempenho para seus produtos e stands.

Escolha elementos cenográficos criativos e interessantes

Um bom time de demonstradores é muito importante para atrair o público. Mas, o que dará visibilidade ao seu stand, será o projeto cenográfico escolhido.

A cenografia é composta por elementos visuais criativos que chamarão a atenção das pessoas, fazendo com que, mesmo distantes, elas decidam visitar o seu stand antes de outros.

Cores vibrantes que tenham associação com sua marca ou com a campanha de marketing atual, além de elementos visuais que gerem curiosidade, como totens, bonecos e outros, certamente, farão com que seu stand gere buzz local e ganhe ainda mais destaque ante a concorrência.

Além disso, o planejamento é fundamental para seus objetivos junto ao público. Se, por exemplo, a ideia é atrair o consumidor final para o stand, a aposta em elementos tecnológicos de alta interatividade será ótima.

Mas, se o objetivo é atrair fornecedores e investidores, a escolha por um ambiente mais intimista com móveis confortáveis e equipamentos multimídia que possibilitem rápidas reuniões, será importante para apresentar com calma os principais produtos e serviços da empresa.

Aproveite a tecnologia a seu favor e ofereça facilidades

Em meio a tantos stands que procuram chamar a atenção do público, oferecer facilidades é fundamental.

A ideia de oferecer Wi-Fi com bom sinal, por exemplo, será ótima para garantir que o público crie uma imagem positiva sobre sua empresa. Além disso, oferecer internet possibilitará possíveis ações interativas.

Exemplos dessas interatividades são totens com QR Codes que podem trazer informações complementares sobre seus produtos, gerar downloads de cupons com descontos e cadastros dos participantes.

Além disso, sua empresa poderá disponibilizar laptops e outros equipamentos que permitam ao público conhecer mais a respeito da empresa, compartilhar as experiências em redes sociais ou até mesmo fechar uma compra.

Expanda a presença de sua marca nas feiras de negócios e ganhe visibilidade

Restringir a presença de sua empresa apenas ao espaço do stand é um erro. É fundamental que locais estratégicos ao longo da feira ou evento sejam bem explorados.

Afinal, é comum que estes tipos de eventos sejam realizados em espaços grandiosos, trazendo maiores possiblidades de promover o contato do público com a marca de acordo com as regras estabelecidas pelos organizadores.

Para isso, um bom time de promotores terá papel fundamental. Essas pessoas poderão estar espalhadas no entorno da feira para distribuir materiais impressos e divulgar os diferenciais e vantagens de seus produtos que merecem ser conhecidos pelo público, bem como localização do stand, para que cheguem com facilidade.

Uma boa estratégia para isso é distribuir impressos que, quando apresentados no stand, garantam vantagens exclusivas, assim como brindes ou descontos.

É muito interessante também apostar em táticas de guerrilha com intervenções criativas junto ao público. Contar com uma boa agência de eventos para isso será fundamental para que estas possiblidades ficam mais interessantes e criativas.

Seguindo um planejamento cuidadosamente realizado e colocando em prática estas principais dicas, o stand de sua empresa criará ótimas e duradouras lembranças junto ao público desejado.

Assim, você perceberá o quanto investir tempo e recursos em feiras e grandes eventos garantirão excelentes retornos, possibilitando maior destaque ante a concorrência e até mesmo possibilitando novas parcerias de sucesso.

E então, entendeu como atrair o público certo para o seu stand? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato!

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