Como garantir a motivação de vendedores em eventos voltados a novos produtos

Quando sua empresa define que há a necessidade de lançar um novo produto no mercado, certamente sabe que existe uma longa jornada até que cheguem ao conhecimento do público final. E uma das pontes mais relevantes para que isso aconteça é o nível da motivação de vendedores ao compreenderem esse produto, acreditarem nele e o apresentarem da maneira correta.

Para que essa motivação se mantenha elevada é importante que esses vendedores tenham domínio sobre o produto e saibam o que essa novidade trará de benefício para suas vendas e suas vidas.

E não há melhor maneira de oferecer tudo isso de uma só vez do que realizando um evento com soluções criativas, realmente interessantes e que fiquem na memória.

Para ajudar sua empresa nesse objetivo, trouxemos tópicos valiosos que abordarão ótimas ideias para produzir eventos que tratem do lançamento de um novo produto, que encantem os vendedores e, assim, proporcionem o máximo de engajamento.

Siga conosco e confira!

O que não pode faltar em eventos de engajamento voltados a um novo produto

Motivação, Reconhecimento e Recompensa. Essa é a fórmula que move os vendedores a alcançar grandes resultados.

É também o roteiro perfeito para proporcionar experiências incríveis em eventos voltados aos vendedores.

Para contextualizar o lançamento de um novo produto em um evento de alto nível, é fundamental ter um planejamento detalhado, que avance sobre cada um desses três pilares.

Abaixo, mostraremos como colocá-los em prática:

 

A motivação pode ser estimulada já na comunicação que antecede o evento. Para isso, existem dois principais caminhos: instigando a curiosidade e apontando recompensas.

E é com esta fórmula que temas misteriosos como o “Save the date” são sempre interessantes para alimentar a curiosidade dos vendedores.

Já as recompensas aparecem quando são apresentados dados que apontem o quanto um novo produto será interessante para garantir boas oportunidades de ganhar mais mercado, aumentar seus resultados e alcançar boas comissões.

Com essas iscas, a motivação estará plantada na mente dos colaboradores muito antes do evento, garantindo participação maciça de todos.

 

O reconhecimento estará em situações que agregarão valor intelectual, técnico e divertido aos participantes.

E para atender essas necessidades, as boas sugestões podem surgir para convidar palestrantes que explorem histórias com alto poder de engajamento e superação.

Além disso, coquetéis, espaços para interação entre profissionais e até mesmo gincanas criativas sobre o novo produto que será introduzido no mercado, podem ser interessantes.

Entre as ações que podem representar essas características, estão a apresentação de painéis com os grandes resultados dos últimos meses, mensagens que enalteçam a importância dos colaboradores para a empresa e fotos do time de vendedores reunidos em momentos felizes.

A principal mensagem que essas imagens deverão passar é demonstrar ao seu time de vendedores o quanto cada um é importante.

 

A recompensa pode estar presente nos elementos que compõe o evento. De modo geral, os vendedores podem ser alcançados por dois motivos principais: o primeiro são os bônus, comissões e prêmios a serem conquistados pelas vendas realizadas e o segundo é o próprio reconhecimento pelo bom trabalho feito, que já foi citado acima.

 

Como garantir a motivação de vendedores durante eventos

Como você já percebeu, um evento para apresentação de um novo produto precisa ser relevante e memorável. Afinal, sua empresa estará tirando os vendedores de seus horários de descanso ou de possíveis vendas.

E para isso, é preciso entender toda a experiência que os participantes terão ao ingressar no evento e superar suas expectativas.

Com as dicas abaixo, o planejamento para o seu evento será enriquecido e, certamente, irá gerar ótimos resultados.

 

Encontre os pontos fortes e fracos que influenciam a motivação de vendedores

É comum que, em períodos de crise econômica, os pontos mais fortes e fracos dos vendedores fiquem evidenciados. Afinal, eles estão atravessando desafios muito maiores em um cenário desfavorável.

Por isso, é muito importante saber como diagnosticar esses pontos e aproveitar a realização do evento para trabalhá-los durante pequenos workshops em equipe.

Veja esse exemplo simples. Imagine que nesses diagnósticos foram percebidas dificuldades dos vendedores em mostrar aos promotores como explorar os espaços no PDV.

Uma boa solução para isso será organizar os colaboradores para uma competição onde eles tragam soluções criativas que destaquem os produtos no PDV e valorizem a organização da loja. Todos terão que pensar sobre o assunto e se envolver com a questão, de modo que certamente produzirão boas alternativas.

Ao final, poderão dar notas às soluções apresentadas e feedbacks que ajudarão todo o time a melhorar seu desempenho. Além disso, profissionais do departamento de marketing podem trazer soluções que apontem qual a melhor forma de expor um novo produto.

Em outro exemplo, imagine que a principal dificuldade diagnosticada seja quanto ao relacionamento com os gerentes de lojas.

Uma solução simples para trabalhar esse relacionamento será convidar esses profissionais para participar do evento, onde ambos poderão se conhecer melhor, gerando empatia, em uma situação que foge ao ambiente rotineiro.

Além de proporcionar aprendizado e estimular o bom relacionamento dos profissionais, essas soluções apresentarão o novo produto de maneira totalmente contextualizada e interessante.

Essas pequenas ações fazem parte de um planejamento amplo que engloba toda a jornada do evento para os participantes e resulta em experiências de alto valor percebido.

 

Ofereça atividades divertidas para atingir o alto envolvimento dos participantes

Não existe fórmula mágica para eventos. Se houvesse, eles seriam sempre iguais. E nesse entendimento é fundamental saber como surpreender seus vendedores para despertar um alto nível de engajamento.

E já que estamos falando sobre ações que estimulem a motivação de vendedores, sempre vale a pena considerar ideias que saiam do lugar-comum e possam ser a chave do sucesso de seu evento.

Aplicando um bom planejamento é possível chegar a ótimas soluções, como por exemplo, propor brincadeiras que engajem os colaboradores e os familiarizem com um novo produto.

Se o evento for voltado ao lançamento de uma nova ração para pets, que tal utilizar grandes pacotes vazios de rações de 15 kg e promover uma corrida divertida com sacos? Essa solução pode valer para outros produtos de embalagens grandes.

Mas, se o lançamento é sobre uma nova bebida para o segmento jovem, que tal um quiz que premie os participantes com essas bebidas e outros brindes?

É muito importante colocar a criatividade para trabalhar e gerar experiências interessantes. Tudo isso contribuirá para que a motivação de vendedores perdure e garanta altos níveis de engajamento.

 

Utilize histórias para proporcionar treinamentos curtos, mas de grande impacto

Boas histórias sempre conseguem um lugar especial na lembrança das pessoas. Portanto, nada melhor do que criar contextos e analogias para que o novo produto sobre o qual os vendedores dedicarão um novo empenho fique vivo na memória de todos.

Se a ideia é contar com palestrantes ou apresentadores, busque explorar histórias que envolvam o combate à concorrência, que tragam dados reais sobre essa fatia específica do mercado e sobre possibilidade de novas conquistas.

Tudo isso caberá em um planejamento que desenvolva estratégias inteligentes para alcançar um alto nível de motivação de vendedores.

Por isso, é muito importante que cada passo seja documentado, avaliado de acordo com os recursos possíveis e, por fim, colocado em prática com muito profissionalismo.

Nesse ponto, sempre vale reforçar o quanto agências especializadas em eventos podem contribuir com os objetivos de sua empresa de maneira criativa e sem prejudicar o orçamento disponível.

 

E então, entendeu como garantir a motivação de vendedores em eventos de novos produtos? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato!

 

 

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