Devemos buscar o resultado “Uau!” nas ações para ativação de marketing promocional

O universo do marketing promocional é incrível. Seja com ações de trade marketing, que
chamam a atenção e antecipam a escolha do consumidor na frente do PDV, ou com ações para
ativação de marketing promocional que impressionam o público, geram mídia espontânea e
fidelizam, há sempre uma farta escolha de recursos criativos que alavancam os resultados das
vendas.

Conhecer mais sobre os dados do mercado e ver como alguns cases de sucesso se diferenciam
para gerar ótima repercussão na divulgação de novos produtos é muito importante,
independente de qual seja o seu segmento de atuação.

E para ajudar você nesta tarefa, trouxemos informações e exemplos relevantes que, certamente,
farão toda a diferença para os próximos passos de sua empresa no mercado.
Siga conosco e confira!

O marketing promocional em uma tendência de crescimento cada vez maior

Mais do que benefícios pontuais, as ações de marketing promocional fazem parte de
um conjunto de soluções primordiais para os negócios. E prova disso são os dados que
apontam o quanto essas ações são vistas como estratégicas pelas principais marcas do
mercado brasileiro.

Em pesquisa realizada pela Associação de Marketing Promocional (Ampro), gestores de
grandes empresas apontam as ações promocionais como recursos valiosos.

Os dados coletados mostram que, para a divulgação de novos produtos, há uma grande variação quanto as  preferências pelos tipos de ferramentas promocionais, sendo que, entre os executivos entrevistados:

  • 77% preferem eventos, feiras e congressos
  • 62% preferem as ações promocionais
  • 56% preferem o marketing de incentivo
  • 47% preferem as ativações promocionais
  • 38% preferem o trade marketing

Além disso, a pesquisa aponta aquecimento no setor para os próximos três anos, onde
62% dos executivos entrevistados dizem estar prontos para investir ainda mais em
ferramentas promocionais.

A importância do planejamento para ações criativas de
marketing promocional

As ações de ativação de marketing promocional são fundamentais para que as marcas
ganhem rápido reconhecimento do público durante o lançamento de novas campanhas.
Além de promover o reconhecimento sobre o produto ou serviço lançado, essas ações
têm grandes possibilidades de encantar o público já em um primeiro momento e
promover a fidelização.

Entre tantas opções que englobam a mídia tradicional e ações digitais cada vez mais
criativas, as abordagens são constantemente reinventadas para alcançar sua função
principal, que é impactar o público.

A ativação com marketing promocional traz o benefício de acontecer ao vivo,
integralmente em contato com o público, promovendo o engajamento com os
consumidores. Contudo, implementá-lo não é tarefa fácil. É preciso muito cuidado e
planejamento especializado para evitar que todo o esforço em ação não gere retorno
negativo, como já ocorreu com grandes marcas.

Um exemplo disso foi aconteceu com o lançamento da barra de chocolates Twix, que
pretendia promover uma chuva de seu produto em um ponto movimentado da Avenida
Paulista, em São Paulo.

Embora a ação estivesse bem organizada com relógios para contagens regressivas,
presença de animadores e distribuição de capas de chuva e óculos como brindes, a
ação se tornou um grande fracasso devido à pouca quantidade de chocolates
oferecidos, fazendo com que, o que deveria ser uma chuva, não passasse de uma
rápida garoa. Com isso, ao invés de gerar comentários positivos sobre o evento, o que
ocorreu foi exatamente o contrário, já que os participantes saíram bastante insatisfeitos
e prontamente divulgaram isso nas redes sociais.

Portanto, para obter o desejado sucesso em uma ação de ativação promocional, é
preciso de um cuidadoso planejamento estratégico que vislumbre o cenário perfeito em
seu todo: desde o clima local, o tipo do espaço no qual será realizada a ação, a
quantidade de pessoas que estarão presentes e, claro, a quantidade oferecida de
brindes/amostras.

3 Cases incríveis de marketing promocional para se inspirar

Seguindo os devidos cuidados, o marketing promocional poderá alcançar rapidamente
os resultados desejados, como veremos nestes 3 exemplos incríveis que, certamente,
irão inspirar você.

Consul e o desfile de toalhas

Para divulgar sua nova lavadora “Facilite”, que tem capacidade para lavar até 100
toalhas sem precisar reabastecer com sabão líquido, a Consul promoveu uma ótima
ação de ativação com marketing promocional que levou mais de 100 pessoas enroladas
em toalhas para uma região de grande movimentação em São Paulo.
Gerando impacto imediato a 4.500 pessoas, onde a maioria divulgou a ação
espontaneamente em redes sociais  a marca conseguiu uma excelente divulgação
sobre o excelente diferencial de seu novo produto.

Special Dog e a surpresa no cinema

A marca de alimentos para cães, Special Dog, foi bastante criativa para divulgar a
qualidade de seus produtos. Em uma sala de cinema de São Paulo, antes do filme
começar, um comercial interativo mostrou no telão um pote sendo preenchido com
ração.
Com o barulho do alimento caindo, três cães adestrados pararam na frente do telão até
que fosse dado o comando para comerem. Após o comando, os cães foram
transmitidos no telão comendo toda a ração do pote. Ao final, os cães receberam
comandos para sair da sala e permitir que o filme começasse. O buzz foi altíssimo,
gerando mídia espontânea e excelente reconhecimento da marca.

Rock in Rio e a divulgação de energia limpa

Para aproveitar as boas energias da sustentabilidade, o Rock in Rio 2017 terá a
presença de OPTrees, “árvores solares” produzidas pela startup Sunew.
Construídas com painéis fotovoltaicos no lugar de folhas, as árvores artificiais estarão
em pequenos canteiros, onde a energia solar será captada e transmitidas em tomadas
para recarregar smartphones.
Considerado o maior festival de música do país, o Rock in Rio 2017 terá presença
estimada de 700 mil pessoas ao longo do evento, garantindo à startup uma incrível
oportunidade de divulgar a eficiência da energia solar e aumentar o reconhecimento do
produto por parte do público.
A partir desses e de outros exemplos, tenha a certeza de que, com muito planejamento
estratégico e olhar criativo de bons profissionais, as chances de gerar um resultado
“Uaaauuuu!” para sua marca serão grandes.

E então, gostou de saber mais sobre como as ativações de marketing promocional são
importantes para alcançar objetivos imediatos? Ficou com alguma dúvida sobre esse
tema? Deixe seu comentário ou entre em contato!

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