Como brindes corporativos personalizados podem conquistar clientes

Qualquer pessoa gosta de ser presenteada. Independente da classe social ou posição hierárquica, há sempre
um sorriso de gratificação quando algo lhes é dado para lembrar de sua importância. Por isso, os brindes
corporativos personalizados têm grande valor em estratégias de relacionamento.

Saber fazer dessa ferramenta um diferencial tem sido cada vez mais importante para criar boas lembranças
na mente do público e, com isso, antecipar a preferência por sua marca na decisão de compra.

Entretanto, é fundamental entender como utilizar corretamente esse tipo de ferramenta, para garantir que
ela realmente seja convertida em uma lembrança positiva.

Por isso, hoje falaremos sobre como sua empresa pode e deve apostar nos brindes personalizados para
conquistar e fidelizar seus clientes.

Siga conosco e confira!

Qual a importância dos brindes personalizados

Mais do que simples agrados, os brindes corporativos personalizados são gatilhos de memória
que remetem a uma experiência. E precisamos fazer com que essa experiência seja positiva.
Entre as principais funções estratégicas que os brindes têm, estão:

  • criar lembrança positiva sobre a relação com a marca;
  • expandir o branding;
  • valorizar grandes parcerias corporativas;
  • presentear colaboradores por grandes resultados;
  • marcar a abertura de um novo negócio;
  • reconhecer a importância dos clientes;
  • reforçar o posicionamento da empresa.

Definindo objetivos claros em ações bem executadas, o uso de brindes corporativos personalizados ajudará na construção de um relacionamento promissor, gerando ótimos frutos e estreitando laços.

Como planejar a distribuição de brindes corporativos
personalizados

A ideia de oferecer brindes personalizados não é nova. Aliás, é muito comum que empresas
utilizem essa estratégia. Você mesmo deve ter acumulado um bom número de brindes ao longo de
sua vida.
Um dos pontos relevantes é o momento em que cada brinde corporativo personalizado é entregue.
Você lembra em qual oportunidade um determinado brinde foi mais útil para suas necessidades?
Saiba que, se essa lembrança existe, a ação da empresa que o presenteou cumpriu muito bem o
seu papel.
Esse tipo de lembrança fará com que o laço de sua marca com o cliente ou parceiro esteja sempre
bem ajustado. E isso, não tenha dúvidas, cria vínculos suficientes para influenciar decisões de
escolha.
Vamos pegar como exemplo uma feira de eventos, onde o público do segmento farmacêutico é o
principal alvo de sua empresa.
Para conquistar a atenção dos visitantes e criar uma lembrança positiva sobre a experiência em
seu estande, sua empresa poderá criar uma ação de relacionamento onde entregará relógios
brancos de pulso como brindes – um item funcional e na cor que identifica a área de saúde.
Se for de boa qualidade, o brinde será utilizado no dia a dia desses profissionais, cumprindo o seu
papel e criando uma experiência positiva para facilitar futuros interesses.

Como escolher o melhor tipo de brinde corporativo personalizado

Quando existem grandes oportunidades de utilizar brindes corporativos personalizados como
ferramenta de relacionamento, é preciso levar em consideração duas principais formas de
trabalhar com essa opção: os brindes oferecidos em larga escala e os brindes de alto valor para
ações pontuais.
De maneira geral, considera-se razoável para larga distribuição os brindes personalizados que
podem ser confeccionados no valor de até R$ 7 cada, onde simplicidade, funcionalidade e
qualidade devem formar uma equação indispensável.
Esses tipos de brindes devem ser utilizados em ações de alto impacto para gerar experiências no
maior número possível de pessoas que tenham algum contato com sua marca.
Já os brindes corporativos personalizados de alto valor são concedidos a parceiros potencialmente
estratégicos, a colaboradores fundamentais para os resultados da empresa e mesmo para clientes
fiéis ou que tenham realizado grandes compras. Para essa escolha, considera-se razoável o valor
médio de R$ 100 – dependendo da estratégia e contexto do presente.

Cada uma dessas vias deve ser definida conforme o planejamento para as ações de marketing que
deverão ter objetivos claros e mensuráveis. Para esse tipo de investimento, a parceria com boas
agências especializadas em promoções e eventos será muito importante.

Como grandes empresas conquistaram o público com brindes
personalizados

Encontrar cases de sucesso de grandes empresas que criaram diferenciais a partir do bom
relacionamento com os clientes não é raro. A partir de ações bem pontuadas, os resultados podem
ser incríveis para agregar valor a uma marca, exaltar um diferencial e gerar fidelização. Vejamos
alguns:
Nubank
Entre as principais vantagens competitivas que a Nubank alcança estão a ótima imagem positiva
que o público guarda sobre a empresa. E, como mencionado na Revista Exame, os brindes
personalizados têm papel essencial para isso.
O envio de presentes, que variam de cartões às sanduicheiras, faz parte do repertório oferecido
pela empresa aos seus clientes.
Entretanto, esses presentes fazem parte de ações pontuais para auxiliar na gestão de possíveis
crises com os clientes. Após a solução encontrada, a empresa envia, de forma surpresa, um
determinado brinde que tenha relação com o problema apresentado.
A ideia de enviar o brinde certo, no momento certo, garante à Nubank um elo forte no
relacionamento do cliente com a empresa que, certamente, resulta em fidelização.

Clube de Vinhos Wine
A Wine, marca que oferece assinatura mensal para vinhos, garante a presença de sua marca não
apenas no envio do kit com as garrafas aos assinantes, mas também com brindes, como corta-
gotas.
A ideia principal é mostrar aos clientes o valor deles para a empresa e ainda expandir a presença
da marca para os momentos de degustação da bebida, criando um laço valioso no momento do
consumo – ocasião em que as pessoas estão emocionalmente mais relaxadas e em muitos casos
estarão compartilhando com amigos, que podem se tornar novos clientes da Wine.

P&G

Já a P&G aproveitou o período dos Jogos Olímpicos Rio 2016, para criar uma ação promocional
com alto engajamento junto aos atletas – os principais influenciadores do evento.
Para isso, a empresa criou a Casa da Família, um local onde familiares dos competidores
poderiam utilizar diversos produtos sem custo, como agrados, como brindes. Maquiagens, cremes
hidratantes, xampus, entre outros, eram oferecidos aos convidados.
Desta maneira, a empresa gerou ótima publicidade espontânea e alcançou alto valor na lembrança
de um público estratégico.

Entre tantos exemplos, os brindes corporativos personalizados garantem resultados essenciais —
seja em um estande, em um PDV ou em ações específicas de relacionamento. Optar pelos brindes
adequados e saber o momento certo de utilizá-los é o que fará toda a diferença para os seus
negócios.

E então, entendeu como utilizar brindes para valorizar seus negócios? Ficou com alguma dúvida?
Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato!

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