Como planejar o ponto de venda para o verão

Sair na frente dos concorrentes é uma das principais apostas das empresas quando
o assunto é planejar o ponto de venda para o verão. Afinal, cada detalhe é importante para
alcançar grandes objetivos.
Entretanto, quando falamos sobre estar à frente dos concorrentes, não nos
referimos sobre rapidez na exposição de novos produtos, mas, sobre estar melhor
preparado para antecipar a preferência do público.
Para grandes períodos sazonais, como o verão, onde há demandas bastante
específicas, esse planejamento deve ocorrer com meses de antecedência — se
possível, ainda no inverno.
Para mostrar a importância disso para sua empresa garantir bons frutos nas vendas
ao longo dos próximos meses, trouxemos abaixo algumas dicas essenciais.
Siga conosco e confira!

Como planejar as melhores estratégias no ponto de venda para impulsionar produtos

Além de estimular o maior consumo por parte do público que está munido de décimo
terceiro, o verão traz consigo uma série de oportunidades em datas comemorativas
que podem ser perfeitamente utilizadas para trabalhar o relacionamento com os
clientes e destacar produtos.

Natal, ano novo, carnaval e o próprio período de férias oferecem grande potencial
para estimular a interação com o público através de apresentações criativas.

Embora passem despercebidos por muitas empresas, cada detalhe conta para
alcançar as melhores estratégias. Saber, por exemplo, o histórico da concorrência nos anos anteriores, o poder econômico atual do público e até mesmo pesquisas
climáticas sobre a intensidade do calor, poderá fazer a diferença.
Um bom exemplo sobre isso, vem da empresa Ice Pet, especializada em alimentos
para animais de estimação.
Ao notar que havia poucos alimentos refrescantes desenvolvidos especificamente
para Pets, a empresa definiu que o investimento em sorvetes com sabores especiais
para cães e gatos poderia trazer bons resultados.
Com freezers personalizados como ponto de venda em pet centers, a empresa
passou a atender uma demanda específica que até então estava carente. O devido
planejamento resultou em sucesso e, atualmente, a empresa já exporta seus
produtos.

Quais as vantagens de planejar o ponto de venda para o 
verão com antecedência

São muitos os motivos que podem garantir vantagem competitiva para o seu ponto
de venda a partir de planejamentos detalhados. Entre os principais, estão:

  • Espaço de tempo para identificar tendências de consumo
  • Sair na frente da concorrência para apresentar novidades
  • Planejar estoque suficiente para atender demandas específicas
  • Antecipar a atenção do público ao apresentar PDVs interessantes
  • Entrar no período sazonal com ações promocionais bem definidas
  • Perceber com antecedência, possíveis correções no ponto de venda
  • Treinar representantes para ter atenção às possíveis oportunidade

 

Quanto mais cedo o planejamento para o ponto de venda ocorrer, maiores serão as chances de aplicar ações promocionais de alto impacto para alavancar produtos.

Como analisar os resultados com ações promocionais de
verão no PDV

Um planejamento bem realizado para o ponto de venda fatalmente trará ações que
irão pagar o valor investido, impulsionará a percepção positiva da marca pelos
clientes e gerará lucros.
Uma maneira de analisar os resultados, é fazer comparações com outros espaços
da própria marca que não receberam ações promocionais.
Oriente o seu time de representantes a utilizar planilhas de acompanhamento que
identifiquem diferenças nas vendas entre os pontos de venda que receberam
planejamento para os pontos de venda que mantiveram antigas apresentações.
Além disso, a correta análise sazonal identificará possíveis saltos nas vendas,
deixando claro se uma determinada estratégia foi relevante para impulsionar
resultados.

Exemplos de sucesso com ações promocionais no ponto de venda

A crise econômica do país não afetou o mercado pet que, na contramão de outros
setores, apresentou crescimento de 5,7%, gerando R$ 19 bilhões em faturamento,
segundo a Associação Brasileira de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Com isso, ter atenção para o que esse segmento tem oferecido para planejar bons
pontos de vendas que atraiam a atenção do público, pode fazer toda a diferença.
Abaixo, trouxemos dois bons exemplos de ações que alavancaram as vendas:

Premier Pet

Uma das principais empresas de rações do tipo premium, a Premier Pet, tem
atenção especial em estratégias que objetivam alavancar os PDVs em períodos
sazonais importantes.
Um bom exemplo disso, é a “Blitz Premier Pet”, que dispõe de aplicação de
materiais de merchandising exclusivos, como tendas, balões e outros elementos,
que destacam as lojas onde estão presentes, estreitando o relacionamento com o
público, oferecendo grande destaque no ponto de venda e garantindo aumento de
visitantes para os lojistas.

Total Alimentos

Outro exemplo de inovação que levou em consideração muitas pesquisas que
identificassem as principais necessidades do público, foi a vending machine “Pet to
Go”, da Total Alimentos.
Observando e estudando a necessidade de atender os clientes rapidamente, a
empresa criou máquinas que possibilitam aos tutores de cães e gatos a compra de
pacotes de rações ou petiscos de maneira rápida e prática.
A ação não só descobriu uma ótima maneira de atender ao público rapidamente,
como também possibilitou aos lojistas a otimização dos funcionários para outras
tarefas diferentes da simples venda de rações.
Ambas ações foram realizadas em conjunto com agências especializadas em
oferecer planejamentos detalhados que atendem demandas específicas. Portanto,
se a sua empresa deseja antecipar estratégias sólidas para períodos sazonais, esse
tipo de parceria é imprescindível.

E então, entendeu a importância de já planejar o seu ponto de venda para as
próximas estações? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em
contato!

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