Qual a importância de expor em stand de vendas em grandes feiras de negócios

Existem muitas maneiras de divulgar seu produto e levá-lo ao conhecimento do público. Algumas de maneira mais generalista, como veiculação de outdoors em vias públicas, outras mais diretas e segmentadas, como expor em stand de vendas em grandes feiras. Cada uma das situações com suas características e aplicações próprias.

Nessa segunda opção, são maiores as possibilidades de reunir esforços direcionados. Afinal, grandes feiras trazem oportunidades únicas de gerar negócios, encontrar parceiros, testar produtos e viver presencialmente o seu mercado de atuação.

É uma solução estrategicamente muito importante para evitar desperdícios no orçamento.

Para ajudar sua empresa a entender como se planejar para montar um bom estande de vendas e, assim, aproveitar boas oportunidades que somente as feiras trazem, trouxemos dicas valiosas nos tópicos abaixo.

 

Siga conosco e confira!

 

Qual o papel do seu stand de vendas para o sucesso de sua empresa em feiras e eventos

Seja qual for o porte e o segmento de negócios de sua empresa, não tenha dúvidas de que criar um stand de vendas interessante em uma grande feira trará muitos benefícios.

Se a sua empresa está entrando agora no mercado, essas vantagens são ainda maiores, já que será possível observar a percepção do público sobre seus produtos, analisar quais os diferenciais que seus concorrentes apresentam e criar boas parcerias.

Nesse contexto, o seu stand tem papel estratégico fundamental para atrair as pessoas certas, apresentar inovações que sua empresa está oferecendo ao mercado e auxiliar os seus clientes de maneira presencial, criando experiências de compra ainda mais positivas.

Portanto, cabe pensar cuidadosamente no formato, cores e elementos sensoriais que contribuam com experiências relevantes para o público que visitar seu stand de vendas.  

 

Por que é fundamental para os negócios de sua empresa participar de grandes feiras

Em um país continental como o Brasil, as feiras trazem oportunidades valiosas para entrar em mercados regionais e expandir a presença de sua marca.

São muitos eventos voltados a objetivos específicos de negócios que, certamente, contribuirão muito com suas metas anuais.

Segundo o relatório “2º Dimensionamento Econômico do Setor de Eventos”, elaborado pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc), a indústria de feiras em eventos no Brasil movimenta bilhões de reais em negócios realizados.

 

Entre os principais dados apontados neste relatório estão:

 

  • 590 mil feiras e eventos realizados por ano no Brasil;
  • participação de 202 milhões de pessoas;
  • R$ 99 bilhões gastos pelos participantes;
  • R$ 209,2 bilhões gerados em negócios;
  • R$ 72,22 bilhões movimentados em negócios entre as empresas;
  • 52% das feiras e eventos ocorrem na região sudeste;
  • 53% do público participante (106,2 milhões) são da região sudeste.

 

Ou seja, o investimento realizado para seu stand de vendas em grandes feiras trabalha com um ROI (Retorno Sobre Investimento) altíssimo, garantindo que todo o esforço na busca por novos negócios seja suficiente para pagar o investimento na participação.  

 

Como escolher as melhores feiras para sua empresa participar

Como a quantidade de feiras no país é grande, é fundamental estruturar um planejamento que contemple os maiores eventos de acordo com seu segmento de atuação. O ideal é que sua empresa participe de, ao menos, uma grande feira de negócios no ano.

Isto garantirá maior reconhecimento por parte do público e maior interesse de possíveis parceiros estratégicos. Além disso, é a melhor maneira de fazer com que sua empresa esteja atualizada quanto às principais novidades e tendências do mercado.

 

Dicas para ter um stand de vendas atrativos em grandes feiras

O stand de vendas é a representação física de sua empresa durante uma feira ou evento. Portanto, mantê-lo interessante de acordo com o branding de sua marca, ou alinhado à campanha vigente, é fundamental.

Esses espaços devem oferecer acolhimento e boa recepção para criar experiências positivas imediatas nos visitantes.

É importante que o espaço conte com profissionais técnicos especializados para auxiliar em possíveis dúvidas e dar explicações relevantes sobre os produtos. Entretanto, é fundamental distribuir a presença dos colaboradores para que o stand não pareça tumultuado.

O ideal é contar com poucas pessoas no local e distribuir outros colaboradores em pontos estratégicos da feira para divulgar sua empresa.

Visualmente, o stand deve ter diferenciais e inovações que o destaquem. Um projeto cuidadosamente planejado, que leve em consideração o perfil do evento e da empresa, será fundamental.

A organização dos produtos deve estar visualmente criativa e interessante. Para apresentar as características dos produtos aos visitantes, disponha de materiais promocionais, como flyers, folhetos e brindes, além de recursos audiovisuais e tecnológicos, que podem ser telas de led, vídeos de realidade virtual, visualizadores de realidade aumentada, entre outras possibilidades.

Ações criativas de guerrilha e até mesmo blitz e interações junto ao público devem ser consideradas, dependendo do perfil da feira. Para isso, o contato com agências especializadas será fundamental.

Seguindo todas as dicas para apresentar corretamente seu stand de vendas em feiras que ofereçam grandes oportunidades para os seus negócios, não tenha dúvida de que serão alcançados valiosos resultados.

 

E então, entendeu a importância de participar de grandes feiras de negócios? Ficou com alguma dúvida sobre como planejar seu stand de vendas? Deixe seu comentário ou entre em contato!

 

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