TRABALHE MELHOR O NETWORKING NOS SEUS EVENTOS

Eventos são naturalmente destinados ao Networking. Se você quer criar uma atmosfera que favoreça a troca de contatos entre profissionais, vale muito a pena entender quais as estratégias para realizar isso.

O Networking, tema muito valorizado no âmbito profissional, traz a oportunidade para as pessoas expandirem sua rede de relacionamentos, aprimorar deficiências no envolvimento interpessoal e gerar troca de informações sobre o setor de atuação.

Segundo pesquisa realizada pela Exhibitions and Events Mean Business (IAEE), organização internacional voltada a promoção de eventos, 75% de 7 mil entrevistados disseram que o networking é o principal motivo de participarem de um evento.

Entre os mais jovens, estes resultados chegam a 84%. E isto faz todo o sentido, afinal, quanto mais jovem, maior será a necessidade de ter uma base sólida de relacionamentos profissionais.

Abaixo, trouxemos algumas dicas eficazes que ajudarão você a valorizar seu evento e receber o reconhecimento máximo do público. Confira!

 

DEFINA CLARAMENTE O PROPÓSITO DO EVENTO PARA UM BOM NETWORKING

É essencial que os participantes saibam exatamente o que poderão extrair do evento e qual o perfil dos profissionais que estarão presentes.

Isto será fundamental para facilitar o planejamento e criar expectativas de diálogos interessantes com outros profissionais do setor.

 

ESTUDE O MELHOR DIA E HORA PARA REALIZAR O EVENTO

É muito importante que o público tenha tempo livre para interagir ao máximo entre si. Por isso, a definição de data e horário é um dos principais pontos que garantirão o sucesso do seu evento.

Pesquise se no mesmo dia e horário terão outros eventos conflitantes na mesma cidade ou região. Aprofunde as buscas nos sites e redes sociais dos principais organizadores locais e não corra riscos.

PREFIRA DIAS E HORÁRIOS QUE ESTEJAM FORA DO HORÁRIO COMERCIAL PARA FACILITAR A PRESENÇA DO PÚBLICO POTENCIAL.

Além disso, o período de duração dos eventos terá total influência na oportunidade de promover networking:

  • Encontros de 1 hora são breves e servem apenas para reforçar assuntos pontuais.
  • O período de 2 horas já é um bom começo para proporcionar pequenas interações em grupo.
  • Meio período e dias inteiros são opções excelentes para proporcionar imersão em assuntos densos e estudos de casos.

 

CONSIDERE O FORMATO

Existem muitos formatos que podem proporcionar ótimas experiências ao público. Neste contexto, usar a criatividade será fundamental para propor assuntos e incentivar conversas.

Veja alguns exemplos que poderão ajudar em sua escolha:

TREINAMENTOS

Eventos para treinamentos, geralmente são solicitados por setores de RH das empresas. Contam com atividades dinâmicas coordenadas por um líder que encoraja a interação entre os participantes.

Nestes modelos, é interessante separar grupos de pessoas que não se conhecem para que o Networking seja realizado.

PALESTRAS

São os eventos mais engajadores, já que alcançam um grande número de pessoas com interesses em comum.

É ideal que contem com palestrantes conhecidos e respeitados no assunto central. Isto estimulará o comparecimento de grupos de diferentes regiões e proporcionará conteúdos ricos para serem discutidos entre desconhecidos.

MEETUP INFORMAL

São encontros em locais informais, como bares, restaurantes ou pequenos espaços, onde pessoas de um mesmo setor se reúnem para falar sobre assuntos relativos aos seus negócios.

Uma grande roda de debates proporcionará ótima interação entre pessoas que estão se conhecendo.

Seja qual for o tipo de evento, é importante que os convidados usem algo que os identifiquem pelo nome e talvez até o nome da empresa e o cargo (crachá, tag), isso vai ajudar os participantes escolherem quem são as pessoas mais interessantes para iniciar uma conversa.

 

MANTENHA A RECORRÊNCIA DE DIAS E HORAS

Se o seu evento ocorre repetidas vezes, é importante manter os mesmos dias da semana e mesma faixa de horário para que o público habitue sua agenda e se programe com maior facilidade.

 

PROPONHA INTERAÇÕES LÚDICAS

Se o evento alcançar momentos de sobriedade elevada, proponha jogos ou brincadeiras sobre conhecimentos do setor durante os intervalos. Será ótimo para quebrar o gelo entre os participantes.

Além disso, as atividades lúdicas aproximarão os palestrantes do público e poderão promover diálogos entre pessoas com interesses muito semelhantes.

 

ORGANIZE UM PAINEL PARA TROCA DE CARTÕES

Esta é uma dica simples, mas que funcionará perfeitamente como ferramenta de Networking para os presentes.

Utilize um painel ou uma mesa organizada com o nome dos palestrantes, empresas e áreas de negócios e estimule os participantes a deixarem seus cartões ali.

Muitas vezes as pessoas não encontram oportunidade de interagir com quem gostariam, e este espaço destinado à troca de cartões será uma solução simples e eficaz para todos.

 

ORGANIZE UM COFEE BREAK PROFISSIONAL

A socialização durante as refeições é algo natural para o ser humano, já que esse momento facilita a aproximação e as conversas.

Por isso, os coffee breaks, intervalos para pequenos lanches durante um evento, são fundamentais para encorajar as pessoas a interagirem. Ele é o momento ideal para fortalecer o networking.

Entretanto, para organizar um coffee break perfeito, é preciso considerar cuidados fundamentais, como o horário programado e o tipo de alimentos e bebidas que serão servidos.

Recomenda-se organizar os intervalos com alguma distância do almoço ou jantar. A duração dependerá do tamanho do público. Quando servido para 20 pessoas, um intervalo de 15 minutos será suficiente. Se for servido em um evento para mil pessoas, o intervalo pode chegar a 45 minutos.

Quanto aos alimentos, as mesas devem contar com variedades de doces e salgados e opções de frutas, água, sucos e café. Alimentos crus não podem ficar expostos por mais de duas horas.

Se a intenção for servir sucos naturais, a melhor opção é o suco de laranja, que pode ser servido até duas horas depois de feito.

Seguindo essas dicas, seus eventos para promover Networking serão sucesso total e sua empresa será uma ótima referência para engajar o público.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo ou entre em contato conosco!

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