TRABALHE OS 5 SENTIDOS EM SEUS EVENTOS CORPORATIVOS E SURPREENDA OS PARTICIPANTES

A realização de eventos corporativos, deve ter como principal objetivo despertar experiências inesquecíveis no público. E um dos segredos para isto, é trabalhar com ações que envolvam os cinco sentidos vitais.

Este tipo de estratégia é muito utilizado no comércio, onde a aplicação do marketing sensorial utiliza perfumes, músicas, cores e design em cenografias que interagem com o inconsciente dos clientes, fazendo com que eles passem mais tempo nas compras.

Ao contar com uma agência de eventos corporativos, é possível recorrer a diversas técnicas criativas que despertem o interesse no público por meio de seus sentidos. Você pode aproveitar a experiência da agência e trabalhar recursos de maneira bem interessante, de acordo com o tema do evento.

Para conhecer um pouco mais sobre essa estratégia, trouxemos abaixo alguns recursos que poderão ser utilizados por você e sua agência de produção de eventos. Confira!

 

COMO COMEÇAR A DESENVOLVER AS ESTRATÉGIAS PARA EVENTOS CORPORATIVOS?

ENTENDA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SEU PÚBLICO

Para começar um planejamento perfeito em eventos corporativos, será preciso, junto a sua agência de eventos, fazer uma profunda pesquisa do perfil do seu principal público, para identificar quais são suas características.

Segundo a neurociência, a ambientação de seu evento terá papel fundamental de influenciar os sentimentos das pessoas, já que metade das características de um indivíduo são influenciadas pelo ambiente local.

Para entender melhor quais são essas características, leve em consideração os três principais grupos sensoriais:

Auditivos: São pessoas que se prendem ao diálogo e gravam tudo o que é dito. São mais tranquilos e dão muito valor ao fato de receberem atenção em conversas, por isso preferem lugares com menos pessoas.

A principal maneira de impactar este grupo em eventos corporativos é através de palestrantes com discursos poderosos e emocionais.

Visuais: São grupos que se prendem mais às cores, design e tecnologia. Por terem uma memória fotográfica, são ótimos para promover o marketing boca a boca quando impactados.

Para isto, capriche na ambientação, cenografia e apresentações artísticas, tomando muito cuidado com os pequenos detalhes e organização dos elementos.

Cinestésicos: São os mais exigentes. Querem atenção e não poupam críticas nas apresentações dos elementos visuais. Gostam de se sentir protegidos e dão valor a pequenas mordomias.

Entre conforto e beleza, preferem o conforto. São apaixonados por sensações agradáveis, como o vento fresco no rosto, a água morna na pele e a harmonia com a natureza.

 

COMO DESPERTAR OS SENTIDOS DAS PESSOAS EM EVENTOS CORPORATIVOS?

Depois de conhecer o seu público, você e sua agência de eventos deverão saber quais as melhores maneiras de atingi-lo. Para isto, entenda que todos os detalhes fazem a diferença e siga as dicas abaixo:

 

SAIBA COMO HARMONIZAR O CENÁRIO

A cenografia de seu evento terá a função de impactar o seu público com a temática principal. Estude com sua agência quais serão os principais elementos para compor o cenário como, personagens, imagens, cores, design e efeitos visuais.

 

FAÇA UM PLANEJAMENTO CUIDADOSO PARA A ILUMINAÇÃO

Um projeto luminotécnico transmite sensações com efeitos que podem influenciar a temperatura sensorial e a atmosfera do ambiente.

Para otimizar efeitos de maneira econômica, as agências de eventos estão optando cada vez mais por iluminação em LED, que proporcionam os mais diferentes efeitos com cores e intensidade. Além disso são econômicas e têm ótima durabilidade.

 

DISCUTA A PALETA DE CORES

As cores têm o poder de transmitir sentimentos, aguçar a sensibilidade, mudar o humor e marcar lembranças.

Ex.: A cor vermelha pode transmitir emoções mais fortes em eventos corporativos com temas motivacionais, enquanto que, o uso excessivo de azul claro, pode denotar sensação de calma.

 

SAIBA ORGANIZAR O BUFFET

A posição do buffet tem influência total sobre a atenção do público durante o evento. A aparência e os aromas dos alimentos devem somente chamar a atenção do público no momento certo e no lugar certo.

Se o evento realizado tem palestrantes como atrações principais, deixe o coffee break (ou welcome coffee) organizado em um local à parte para que isso não distraia o público.

 

TENHA CUIDADO COM A PLAYLIST

Defina o ritmo das músicas conforme o foco principal do evento. Se o tom é mais formal, prefira músicas lentas em volume baixo para proporcionar conforto aos diálogos. Aumente o volume apenas se necessário em momentos de maior euforia.

Lembre-se de que a música libera estímulos químicos no cérebro, como a dopamina que melhora o humor e alivia o cansaço. Portanto, use-a como ferramenta para revitalizar o seu público quando for necessário.

 

TRABALHE SUAVEMENTE COM AROMAS

Aromas são ferramentas sensoriais que estimulam o humor e afloram sentimentos e lembranças. São ótimos como recurso sutil para acalmar ou despertar o público conforme o momento do evento.

A principal dica é utilizar este recurso com moderação para não afastar as pessoas do espaço.

Para saber se todas as ações sensoriais deram bons resultados, solicite que, ao final do evento, sua agência colha os feedbacks e utilize-os a seu favor em outras oportunidades.

Sabendo utilizar todos esses recursos, seu evento terá um lugar garantido entre as melhores memórias do público!

E então, ficou com alguma dúvida sobre como despertar sentimentos e oferecer experiências incríveis ao seu público?

Deixe seu comentário ou entre em contato!

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